O mercado contábil está em constante evolução. Se adaptar às mudanças do cenário econômico e tecnológico é essencial para manter-se atualizado. Pensando nisso, separamos as 4 principais tendências para o mercado contábil em 2023.
Transformação digital e automação de processos contábeis
A tecnologia está mudando a forma como os escritórios contábeis operam e oferecem serviços. Não somente com as Inteligências Artificiais (AIs) como o Chat GPT, mas com os softwares desenvolvidos a partir desta tecnologia. Os processos burocráticos se tornam cada vez mais práticos de serem preenchidos, otimizando o tempo dos contadores para resolver possíveis questões dos clientes.
Contabilidade consultiva:
Como o próprio nome diz, é usar de um contador como consultor de negócios, pois, com base nos dados contábeis apurados da empresa, o profissional é capaz de auxiliar seus clientes a tomarem as melhores decisões estratégicas.
Os pilares da Contabilidade Consultiva são: método científico-contábil; protagonismo do contador; relacionamento com cliente; reposicionamento estratégico; treinamento e prática; tecnologia acessível. A soma destes fatores traz maior eficiência para o processo.
Regulamentação e compliance
O mundo está cada vez mais burocrático. Cada local tem sua cultura e um código de conduta a seguir, por exemplo. O mundo dos negócios, que também precisa levar estes quesitos em consideração ao firmar parcerias, busca cada vez mais por mecanismos de regulamentação que garantam conformidade e transparência.
Compliance é o termo destaque deste ano no mundo contábil e empresarial. Basicamente, constitui regras institucionais, algumas normas legais, políticas da empresa e diretrizes a serem seguidas, etc. Visa garantir, em âmbito institucional e empresarial, que seu negócio esteja agindo conforme as condutas estabelecidas pelo meio.
Novas habilidades e competências
Com tanta automação e tecnologia adentrando o mercado contábil, surge a necessidade de se ter profissionais cada vez mais competentes nas empresas. Não somente proficiências na parte de Business Intelligence (BI), os profissionais precisam desenvolver também inteligência emocional.
Lidar com tantas mudanças em um tempo cada vez mais rápido pode ser complicado de lidar. As decisões precisam ser mais firmes e os avanços estão cada vez mais ágeis e voláteis, o que pode causar uma sensação de insegurança nos funcionários. Por isso, desenvolver habilidades motoras e especializar-se cada vez mais na área contábil é essencial, mas é imprescindível manter a saúde mental e valores como resiliência e paciência.
Não deixe sua empresa para trás! Fique sempre antenado nas tendências que estão mudando o mercado contábil e se prepare para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que virão em 2023.
Fonte: Inspirado no artigo "4 principais tendências para o mercado contábil em 2023", da Exame.